segunda, 11 dezembro 2017
Aviso

COMUNICADO
  1. Em virtude da alteração da data do evento "Se Liga aí" para o dia 1° de dezembro, o "Caça ao Lobisomem" será transferido para o 1° semestre de 2018.

Comissão Própria de Avaliação

  • Apresentação
  • Membros

CPA – Comissão Própria de Avaliação

O que é a Avaliação Institucional?

 

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como finalidade realizar um diagnóstico da Instituição. Caracteriza-se como um importante instrumento de melhoria da qualidade de ensino na medida que permite a identificação de problemas, além de possibilitar a reestruturação do processo educacional e introdução de mudanças na Instituição.



Quais os objetivos da Avaliação Institucional?

Gerais

Reexaminar e aprimorar o exercício das funções de ensino, pesquisa e extensão, além de primar por estabelecer o compromisso político-social voltado para a responsabilidade e qualidade de serviços em prol do interesse da comunidade regional.

Específicos

- Avaliar as ações políticas, acadêmicas e administrativas com vistas ao aprimoramento da gestão universitária e integração das mesmas.
- Avaliar, na visão do segmento acadêmico, o ensino ministrado pela FEF.
- Avaliar, na visão dos docentes, o desenvolvimento das práticas de ensino.
- Diagnosticar o desempenho docente.
- Identificar os diferentes problemas enfrentados por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem e as sugestões de solução por eles apresentadas, no sentido de buscar permanentemente a melhoria da qualidade de ensino.
- Avaliar o desempenho de pessoal técnico-administrativo e serviços gerais.
- Avaliar as condições de infra-estrutura.
- Oportunizar um processo permanente de Avaliação Institucional na FEF, garantindo, assim, o aperfeiçoamento, bem como a disseminação da cultura da auto-avaliação.

O que é avaliado?

O ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, a administração, a qualidade das práticas docentes, a qualidade dos laboratórios, a biblioteca, os registros escolares, os serviços técnico-administrativos, a organização do poder, o ambiente físico externo, o espírito e as tendências da vida acadêmica, enfim, todas as atividades que são desenvolvidas na instituição.

Quem participa da Avaliação Institucional?

Todas as pessoas envolvidas com as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, e também a sociedade civil organizada, a saber: gestores, professores, alunos, funcionários e representantes dos principais segmentos da sociedade.

O que é feito com os resultados das avaliações?

Após a leitura dos dados referentes aos resultados das avaliações, eles são tabulados e publicados para conhecimento da comunidade acadêmica, a fim de que todos conheçam as potencialidades e fragilidades detectadas. A partir desse processo a CPA encaminha a direção geral o relatório final, bem como propostas de encaminhamentos para que sejam criadas políticas específicas para a solução dos problemas encontrados. 

Ir para o topo