domingo, 19 agosto 2018
Imagem da Notícia: Egressos do curso de Psicologia se destacam no mercado profissional

Egressos do curso de Psicologia se destacam no mercado profissional

 

Em 1981, os integrantes da equipe do Departamento de Pediatria do Hospital de Base da FAMERP, preocupados com os problemas comportamentais apre­sentados por crianças em internações prolongadas, solicitaram a contratação de uma psicóloga para atuar na enfermaria pediá­trica, constituindo o início da estruturação do atual Serviço de Psicologia da instituição.

Na década de 90, foi implementado o Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), subsidiado pelo governo do estado de São Paulo. Este programa utiliza um modelo de formação baseado no treinamento em serviço, que combina prática e iniciação à pesquisa em Psicologia da Saúde, destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os psicólogos desenvolvem grande parte de suas atividades integrando - se à equipes interdisciplinares, em especialidades médicas diversas, que envolvem área cirúrgica, clínica, transplantes, pediatria, oncologia, entre outros. O Hospital de Base (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) insere os profissionais da saúde para o trabalho em contextos variados, como ambulatórios, enfermarias, Pronto Atendimento e Emergência, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), centro cirúrgico e obstétrico, entre outros. As funções dos psicólogos incluem avaliação e acompa­nhamento de pacientes (individualmente ou em grupos), delineamento e im­plementação de programas de prevenção de doenças e promoção de saúde, ensino/supervisão e desenvolvi­mento de pesquisas.

Ao longo de 30 anos, o Serviço de Psicologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto tem contribuído com a formação, treinamento e capacitação na área, e vários psicólogos recém-formados de todo o lugar do Brasil, ingressa no Programa de Aprimoramento e Aperfeiçoamento.  Dentre esses profissionais, psicólogos egressos da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) compõem esse cenário desde 2005, com a formação da primeira turma da graduação em Psicologia, a qual oferece uma grade curricular diversificada e vários campos de estágio, entre eles, a disciplina e estágio em Psicologia da Saúde sob a responsabilidade da prof. Carla Zanin. A partir de então, 23 psicólogos da FEF puderam se especializar em Psicologia da Saúde e ingressar na área. Destes, quatro psicólogos foram efetivados na instituição, sendo eles: Eliane Lucânia, Vanessa Lourenção, Fernando Magalhães e Andressa Zacheo. Já os demais, se mantêm na área em outras cidades e estado.

Neste ano, quatro psicólogos, egressos da FEF, passaram no processo seletivo do Programa e estão inseridos nas seguintes áreas: Amanda dos Santos Ferreira atuando em Unidade Coronariana (UCOR) e cardiologia, Lucilene da Silva Andrade, em oncologia e cuidados paliativos, Lucas Teixeira em UTI Cardiopediátrica e oncopediatria e Natasha Toquetão em Ginecologia e Obstetrícia, com mulheres em gravidez de alto risco e com má-formação fetal, e planejamento familiar.

A coordenadora do curso, Prof. Ms. Radila Fabricia Salles, orgulhosa, parabeniza os profissionais e deseja sucesso na atuação escolhida por cada um deles.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo